Buscar
  • AZM Advogados

Conversamos com Angelo Angelis – Economista e Fiscal de Renda


Acompanhe esse bate papo que revela o que a SEFAZ/SP tem feito para se modernizar.


Novos tempos demandam quebras de paradigmas e inovações para fazer negócios de sucesso e, também, novas formas de fiscaliza-los.

O sócio-fundador da AZM Advogados Associados, Felipe Maia, conversou com Angelo Angelis, economista e agente fiscal de rendas da SEFAZ/SP (Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo) e representante dos agentes fiscais de rendas do Estado de São Paulo junto ao Centro de Cidadania Fiscal (CCIF), que acumula mais de 30 anos de experiência.

Tecnologia já está presente nas fiscalizações


Há décadas a SEFAZ/SP utiliza tecnologias de ponta para aprimorar o trabalho das equipes de fiscalização, tornando mais rápidas e eficientes.

Um dos desafios que Angelo enfrenta hoje é trazer para a Fazenda do Estado de São Paulo as novas tecnologias de informação como Bigdata, Blockchain, learning machine e outras, incorporando essas tecnologias no dia a dia do auditor fiscal, a fim de otimizar o trabalho de fiscalização, em que o profissional trabalhará mais como um analista de inteligência de dados do que de operação de levantamento de escritas fiscais e outros processos que cada vez mais se tornam digitais.

Angelo e Felipe trazem nesse bate papo algumas experiências deles como profissionais e também como os fiscais são orientados a atuar nas fiscalizações e conversas com as empresas para melhor eficiência tributária do Estado.


E a reforma tributária?


A ideia de simplificar o sistema tributário e trazer mais empresas para a conformidade amplia a arrecadação e permite diminuir as alíquotas. Seria esse projeto de longo prazo viável?

O quanto a pandemia prejudicou o processo? Será que tópicos da reforma evoluíram nos últimos 90 dias?

Acompanhe esse tópico e outros temas polêmicos das questões tributárias apresentadas pelos profissionais nessa conversa:


20 visualizações0 comentário