Buscar
  • AZM Tax

O caminho que percorri para me tornar advogado tributário

A paixão pelo Direito Tributário não nasceu comigo, mas nasceu em mim e hoje é uma certeza.


Por Felipe Azevedo Maia


Fazer uma retrospectiva para poder contar aqui o que me levou a exercer a advocacia tributária como profissão me fez pensar em todos esses anos de trajetória de uma forma diferente. Percebi que não foi minha vida pessoal que influenciou a profissional, mas sim o contrário. O advogado que sou, as habilidades que desenvolvi, o desafio que assumi de atuar numa área com tamanha insegurança jurídica, com tantas mudanças e discussões, me manter atualizado e ainda ter que ter a habilidade de buscar e encontrar as melhores soluções para cada situação apresentada, certamente me faz também um homem melhor.


Quero dizer que sou de uma família de empreendedores. Meu pai e minha mãe saíram de Bauru, cidade do interior de São Paulo, com destino a Campo Grande (Mato Grosso do Sul) para montar um negócio de roupas, que na época era escasso na região. Mas quando comecei a estudar Direito, montar meu próprio negócio não era minha principal motivação. Na verdade, queria ser Delegado Federal. Só que o dia a dia no estágio, que comecei junto com a faculdade, transformou meus propósitos e despertou em mim a paixão pela ideia de ter um escritório de advocacia.


Assim, já em São Paulo, tive a oportunidade de trabalhar com direito tributário na firma que tinha como sócio o coordenador do curso de especialização em direito empresarial que eu estava fazendo na Fundação Getúlio Vargas (FGV). Os desafios trazidos por este setor, somados à influência indireta do meu avô, Sr. José Azevedo Maia, contador de muito sucesso em Bauru - contabilidade e a área fiscal estão intrinsicamente interligadas, foram decisivos para minha carreira.


Do mesmo jeito, minha experiência em Nova Iorque me ajudou a ter uma visão do sistema tributário de outros países e a entender o porquê estrangeiros têm dificuldade em entender o sistema tributário brasileiro. E depois de todas as especializações agora busco também uma graduação em Contabilidade para oferecer serviços ainda mais completos.

Fato é que quando vim para São Paulo tinha poucas conexões e esse sonho construído, de ter meu próprio escritório, parecia estar sempre muito distante. Mas as experiências anteriores, a influência familiar, a “visão de dono” que assumi nos lugares que trabalharei para enxergar além daquelas estruturas, e também um aumento em minha rede de contatos, me encorajou a criar a AZM Advogados Associados.


Agora compartilho essa realização com vocês e digo que a mesma coragem e garra que coloquei na AZM, emprego agora no meu próximo desejo: o de tornar AZM Advogados Associados referência no direito tributário empresarial, prestando um serviço com simplicidade, responsabilidade e excelência. Conto com vocês para isso!

31 visualizações0 comentário