Buscar
  • AZM Advogados

O que é uma gestão tributária eficiente?


Otimizar a carga tributária mantendo-se dentro da legalidade é o principal desafio do gestor.

A gestão tributária é uma necessidade das empresas, especialmente em ambiente complexo como o nosso, com mais de 80 tributos e cheio de meandros e detalhes, em que se pode pagar tributos a mais (indevidos), ou mesmo deixar de optar por alternativas que ensejem, de forma lícita, carga tributária menos gravosa para o negócio.

A AZM entende que gerenciar o recolhimento de tributos sem gerar prejuízos de nenhuma ordem aos acionistas ou ao Governo é dever do administrador da empresa previsto no artigo 153, da Lei das S.A. (Lei n° 6.404, de 1976).

Art. 153: O administrador da companhia deve empregar, no exercício de suas funções, o cuidado e a diligência que todo homem ativo e probo costuma empregar na administração dos seus próprios negócios.

Uma gestão tributária eficiente pressupõe, antes de mais nada, responsabilidade por parte de quem se incumbe de interpretar a lei.

Vamos mostrar as vantagens que a sua empresa terá com uma gestão tributária realmente eficiente, como você pode fazer isso e a importância de um especialista ao seu lado.

Por que sua empresa precisa de uma gestão tributária eficiente?

Deslizes na gestão tributária afetam significativamente o fluxo de caixa, a competitividade e a lucratividade das empresas. Em se tratando dos chamados tributos indiretos, qualquer medida tendente a reduzi-los impacta os preços das mercadorias ou produtos transacionados. Em outro plano, aproveitar benefícios/incentivos oferecidos (muitas vezes desconhecidos pelos gestores), parcelar o pagamento de tributos, transacionar com a Fazenda, entre outras, são medidas das quais as empresas não podem se dar ao luxo de ignorar.

Ademais, a gestão tributária eficiente previne/mitiga riscos de autuações e imposições de multas que podem chegar a 225% dos montantes devidos, em casos de sonegação.

Responsabilidade

A AZM tem a preocupação de frisar que a atividade de gestão tributária, nela incluído o planejamento destinado a otimizar a carga tributária da empresa, pressupõe responsabilidade. E, nesses casos, responsabilidade demanda conhecimento técnico, bom senso e experiência por parte dos envolvidos.

Não raro nos deparamos com casos em que os únicos objetivos das reorganizações dos negócios ou societárias foram os de reduzir as cargas tributárias das empresas envolvidas, sem preocupações com substâncias econômicas ou propósitos negociais dos atos praticados. Nesses casos, o Fisco tem sido implacável ao alegar simulações, fraudes ou outras figuras conhecidas para desconsiderar os “planejamentos”.

Gestão tributária eficiente tem um personagem que vale a pena ser citado: o tributarista.

Por que a ajuda de um tributarista é importante?

Se você acha que gestão tributária com a ajuda de especialistas não vale a pena, saiba que, às vezes, a palavra de um tributarista pode ser decisiva.

Muitos executivos acreditam que, apenas com os profissionais das áreas contábil e financeira, as áreas tributárias das suas empresas possam ser geridas de forma eficiente. No Brasil, em muitos casos, verifica-se que determinadas responsabilidades atribuídas a esses profissionais transcendem as suas competências. Aqui não se põe em dúvida a qualidade, o valor, nem a importância do trabalho dos mesmos, mas a capacitação jurídica que, em condições normais, deles não se deveria esperar.

Com a ajuda do tributarista, que está habilitado a atuar em consultoria ou em eventuais disputas com o Fisco, o executivo estará em condições de tomar decisões considerando não somente o que dispõe a legislação, mas também os riscos inerentes às diversas interpretações possíveis da mesma, bem como as tendências dos tribunais incumbidos de decidir sobre as matérias.

Os profissionais da AZM estão capacitados a colaborar com a sua empresa na gestão da área tributária com vistas ao atingimento de eficiência, sempre com a responsabilidade que os temas requerem.

Entre em contato conosco para informações mais específicas.

7 visualizações0 comentário

© 2019 AZM Advogados. Feito por Tropical

São Paulo

Av. Nicolas Boer, 399, 3º andar

Jd. Perdizes

CEP 01140-060

Campo Grande

Rua Almirante Saddock de Sá, 168

Santa Fé

CEP 79021-310

São Paulo

Av. Nicolas Boer, 399, 3º andar

Jd. Perdizes

CEP 01140-060

azmAtivo 9.png