
AZM Tax
Perspectiva regional: tributação no Brasil em relação à América Latina

Veja nossa conversa com Fabio Dantas – Diretor Tributário LATAM da Assa Abloy – e conheça uma interessante visão sobre a evolução do sistema tributário brasileiro.
Júlio Oliveira, sócio da AZM, conversa com Fabio Dantas, Head de Impostos para a América Latina do Grupo Assa Abloy, sobre a tributação no Brasil e compara com o que acontece em outros países da região.
CBS, afinal, melhora ou piora a carga tributária?
A nova Contribuição Sobre Bens e Serviços – CBS – é um passo importante para as contribuições no Brasil deixarem de ser cumulativas, um imposto puro sobre valor agregado, que é mais comum em outros países.
Neste bate papo descontraído, Júlio levanta essa questão e Fabio traz sua visão crítica sobre o tema. Pois existem dúvidas se a CBS traz uma efetiva redução da carga tributária para os negócios ou, ao contrário, um aumento dos impostos com a alíquota de 12%.
A complexidade do Sistema Tributário Brasileiro
O Nível de contencioso no Brasil é muito maior do que outros países, não só Norte Americanos e Europeus, mas da América Latina também. Por isso, Fabio Dantas vê a necessidade de simplificar a estrutura e os procedimentos para as questões tributárias no País.
Ajustar o sistema tributário, torna-los mais simples, eficiente e rentável é um caminho necessário para o desenvolvimento sustentado do Brasil.
O sistema tributário nacional é tão complexo que faz o empresário ser mais conservador e menos proativo no sentido de aproveitar oportunidades e fazer questionamentos ao fisco em relação a impostos.
Seguindo esse perfil mais conservador, a Assa Abloy aproveita chances de resolver eventuais questões tributárias antes de chegar ao contencioso para ter soluções o mais rápido possível. Porém, Fabio destaca que isso não ocorre apenas no Brasil, essa é uma postura global do negócio pela sua cultura corporativa não agressiva no que se refere a parte tributária.
O que muda para os investidores?
Segurança jurídica para o investidor no Brasil também foi um dos assuntos da conversa.
A proposta tributária do País será mais fácil e estável, o que deve contribuir para o ambiente de negócios nacional e internacionalmente.
Confira a conversa na íntegra!
Assista o vídeo e acompanhe a visão de Fabio Dantas sobre as mudanças que estão se iniciando no sistema tributário brasileiro: