Buscar
  • AZM Advogados

Simplificação Tributária: 2 mil horas serão gastas para atender ao Fisco em 2021


Em uma pesquisa recente recuperei um relatório divulgado em outubro de 2017 pelo Banco Mundial. Em resumo, o documento afirmava que Brasil é o campeão mundial em tempo gasto pelas empresas para o cumprimento das obrigações tributárias. Um dos dados contidos ali informa que as empresas gastam em média 1.958 horas por ano para cumprir todas as regras do Fisco. Essa é a informação que trago hoje para falarmos sobre Simplificação Tributária em 2021.


A quantidade de tarefas burocráticas relacionadas ao tema mostra bem que sua complexidade vai muito além do pagamento dos impostos. Antes é preciso calcular o valor do tributo, preencher formulários e analisar uma quantidade substancial de normas para verificar o que pode ser descontado ou transformado em crédito.


Se compararmos o Brasil com outros países, nossas diferenças ficam ainda mais evidentes. De acordo com a Endeavor Brasil, organização não governamental de apoio a empreendedorismo e empreendedores de alto impacto, em 168 países bens e serviços são tributados por um imposto único. No Brasil, usa-se 5 tributos diferentes. Conclui-se que isso afeta nosso crescimento e gera insegurança para investidores e empresas locais.


Na semana que escrevi sobre Reforma Tributária defendi que precisávamos olhar para o futuro com otimismo. Continuo com a mesma posição. Entendo que um dos caminhos para isso é que precisamos de um sistema tributário simples, transparente e justo. Simples para que investidores, empresários e empreendedores dos mais diversos perfis dediquem mais tempo ao seu negócio do que às preocupações com o Fisco. Transparente para que o novo modelo mostre para quem e por que pagamos. Justo na redução de desigualdades.


Propositalmente trabalhamos na AZM com os mesmos princípios: simplificação, transparência e justiça. Simplificação porque descomplicamos linguagens e serviços. Transparência porque entendemos que quanto mais responsável na decisão fiscal, mais eficiente torna-se seu negócio. Justo porque procuramos soluções personalizadas, que atuam com o único objetivo de favorecer o seu negócio. Somamos a isso a excelência, traduzida no relacionamento profissional próximo, duradouro e fiel que construímos com nossos clientes, além de todo comprometimento de nosso todo time de associados.


Divido aqui outras informações importantes sobre o assunto que precisam nortear nossas discussões fiscais neste ano.


Números tributários para ter em mente em 2021 e que vão nos ajudar a tomar decisões


- Pesquisa do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT) aponta que lidar com a burocracia consome cerca de 1,5% do seu faturamento anual;


- Existem hoje em vigor no Brasil 63 tributos e 97 obrigações acessórias – conjunto de documentos, registros e declarações utilizadas para o cálculo dos tributos e que precisam ser enviados ao Fisco dentro de prazos pré-estabelecidos sob pena de multa;


- Estima-se que cada empresa tem que seguir atualmente mais de 3.790 normas tributárias, o equivalente a 5,9 quilômetros de folhas impressas em papel formato A4, segundo o IBPT.


- A cada dia, uma média de 30 novas regras ou atualizações tributárias são editadas no Brasil. Ou seja, a cada hora, mais de uma nova norma tem que ser seguida ou levada em conta no cálculo dos impostos.


- Embora a Reforma Tributária discuta a unificação de alguns impostos, não há previsão de redução de carga tributária em termos de percentual do PIB.


É por isso que é tão importante a aplicação de estratégias que visam garantir os melhores resultados fiscais. Conte com a gente para este processo.

11 visualizações0 comentário